EPERJ

Como modelar processos de negócios na Notação BPMN 2.0?

Por Equipe EPERJ

A notação BPMN é livre e abstrata, o que em geral leva à criação de diagramas distintos, por isso o alinhamento de um padrão no Estado do Rio de Janeiro ajuda a garantir uma melhor uniformidade nos processos produzidos por diferentes profissionais.

A notação BPMN 2.0 foi desenvolvida com o objetivo específico de criar um padrão, uma linguagem comum para modelar processos de negócio. Ao se desenhar um diagrama, mapa ou modelo de processos, são utilizados símbolos universais entendidos por diversos profissionais. Trata-se de uma notação que ilustra o processo BPMN de uma maneira simples e clara, pensada tanto para gerentes quanto para profissionais técnicos, analistas, desenvolvedores e funcionários em geral. Esta notação foi idealizada primeiramente para melhorar a comunicação entre setores e pessoas, já que estrutura e mostra o processo e suas fases.

Somente podemos mudar o que entendemos, e somente entendemos o que podemos visualizar. A notação BPMN visa especificar o processo de negócio em um diagrama que é fácil de ler tanto para os usuários técnicos quanto para os usuários de negócios.

A diagramação BPMN é intuitiva e permite a representação de detalhes complexos do processo. A simbologia BPMN serve como uma linguagem padrão, colocando um fim na lacuna de comunicação entre a modelagem do processo e sua execução.

ELEMENTOS DO DIAGRAMA DE PROCESSO

ATIVIDADE E TAREFA



A Atividade é um conjunto de tarefas necessárias para entregar uma parte específica e definível de um produto ou serviço.

A tarefa é o trabalho no menor nível de granularidade. Representa uma ação no processo que pode ser executado por uma pessoa ou um sistema

SUBPROCESSO



O Subprocesso representa a abstração de um conjunto lógico de atividades com um propósito específico. Na forma contraída, apresenta um símbolo [+] na base inferior indicando que esta atividade contém um conjunto de tarefas. Também pode ser representada, na forma expandida, demonstrando abertamente o processo nele contido.

GATEWAY



Operador lógico ou gateway - representado por um losango.

EVENTO INÍCIO



Marca o início do processo, aguardando a ocorrência de um evento (catch) para iniciá-lo.

EVENTO INTERMERDIÁRIO



Indica um ponto no fluxo em que é planejada a ocorrência de um evento. Quando é usado para esperar um evento, o marcador é branco (catch). Quando é usado para lançar o evento, o marcador é escuro (throw).

EVENTO FIM



Indica que o fluxo do processo chegou ao fim sem gerar nenhum evento em particular.

CONECTORES



Os elementos de ligação para controle dos fluxos de sequência do trabalho e de comunicação no processo.

PISCINA, ARTEFATOS E OBJETO DE DADOS