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GESTÃO DE PROCESSOS DE NEGÓCIO (BPM)

por Thayana Cruz

Esse conteúdo tem por objetivo explicar a Gestão de Processos de Negócio (BPM) nas organizações. O BPM é visto como uma proposta de solução aos problemas de gestão, através da técnica de Gerenciamento de Processos de Negócio. Essa proposta, quando adotada pelas empresas, possibilita a estruturação das organizações e tem como foco principal gerar valor ao cliente. É importante destacar a tendência crescente das organizações públicas em identificar o Gerenciamento de Processos como um caminho para a modernização da Gestão.

Nesse contexto, a organização que estuda e retrata seus processos consegue adquirir uma visão sistêmica. Pela óptica do BPM, isto é, na visão por processos, gestores são capazes de planejar estrategicamente e os executores das atividades possuem uma visão clara e detalhada do trabalho, refletindo em geração de valor para o cliente. No cenário de Gestão por processos na administração pública, os resultados são refletidos nos serviços prestados à sociedade.

Para se entender BPM, é preciso compreender a base dessa metodologia, ou seja, a definição de processo. Nessa temática, Harrington (1993, p.10) define processo como “qualquer atividade que recebe uma entrada (input), agrega-lhe valor e gera uma saída (output) para um cliente interno ou externo” e afirma ainda que “os processos fazem uso dos recursos da organização para gerar resultados concretos”.

Além da definição mencionada, Davenport (1994) conceitua um processo como uma ordenação específica das atividades de trabalho no tempo e no espaço com um começo e um fim com entradas (inputs) e saídas (outputs) claramente identificados. As atividades são estruturadas com a finalidade de agregar valor aos inputs, resultando em um produto para um cliente.

Percebe-se que ambas apresentam o estudo dos processos como valioso para organização, representando uma alternativa viável para obtenção de soluções internas e externas.

Diante do exposto, entende-se que o BPM se propõe a criar uma nova cultura, uma nova forma de ver e gerenciar a organização, conforme afirmativa do presidente da ABPMP International, Tony Benedict (2013, p 7), “é uma disciplina que muda a forma tradicional de como as organizações gerenciam seus fluxos de trabalho, representa uma revolução na direção de mudanças rápidas e inovação para otimizar o trabalho e o relacionamento com clientes”.

Logo, para a obtenção dessa nova cultura são necessários o envolvimento e o comprometimento de todos os funcionários, dos mais diversos níveis de cargos e funções da organização nesse caminho para a mudança dos paradigmas na instituição.