EPERJ

Treinamento em Design Thinking pela Rede Conexão


A equipe do Escritório de Processos e Inovação, da Subsecretaria de Modernização da Gestão, integrante da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Rio de Janeiro(Seplag), participou de uma oficina de Design Thinking promovida pela Conexão Inovação Pública, que “é uma rede de inovação no setor público formada por pessoas, servidoras públicas ou não, de todo o Brasil”. A aula aconteceu na última semana na Seplag.

A metodologia permite desenvolver soluções (serviços e produtos) com foco no usuário de forma coletiva e colaborativa. Sob a ótica da administração pública, permite um entendimento mais acurado da experiência dos cidadãos na prestação de serviços, possibilitando aos gestores repensar processos e propor novo fluxo de trabalho, trazendo soluções inovadoras.

“Criar soluções com todo o grupo envolvido ajuda a encurtar o caminho para a inovação. O uso dessa ferramenta é fundamental para melhorar a experiência e percepção do dos serviços pelo cidadão”, explica Roberta Sá, coordenadora do Escritório.

De acordo com o subsecretário Fernando Braga Martins, a capacitação contínua é fundamental para se ampliar o conjunto de habilidades das equipes e desenvolvimento de novas soluções para os cidadãos. “O ambiente que estamos passa por mudanças constantes e temos que acompanhar esses movimentos”, explica.

Além da Seplag, servidores da Secretaria de Polícia Civil (Sepol) e de Processos do Rioprevidência participaram da oficina com a facilitadora e voluntária da Rede Conexão, Suzana Campos, Gerente de Inovação e Gestão na Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro e Membro da rede Conexão Inovação Pública RJ.

Texto base: Assessoria de Comunicação da SEPLAG



O material utilizado durante a oficina pode ser acessado aqui